Vigilância Epidemiológica alerta para aumento de casos de diarreia aguda na cidade

São Miguel do Oeste registrou na primeira semana de 2023, 42 casos de Doenças Diarreicas Agudas – Foto: Freepik/Divulgação

São Miguel do Oeste registrou na primeira semana de 2023, 42 casos de Doenças Diarreicas Agudas – Foto: Freepik/Divulgação

12/01/2023 - 16h02

Os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) têm aumentado nesse início do ano em São Miguel do Oeste. O município registrou 42 casos e gera um alerta por parte da Vigilância Epidemiológica.

As DDA correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais e são caracterizadas por uma síndrome em que há ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda em 24 horas.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica municipal, Marcos Bortolanza, esse número está dentro da média semanal para a época do ano. Ele lembra que em 2022 foram registrados 1.406 casos das DDA.

“Esse número é esperado pois não foge do total das semanas anteriores e também da mesma época do ano passado. Estamos monitorando o aparecimento de casos, bem como possíveis surtos de doenças diarreicas”, comenta o coordenador.

As DDA podem ser causadas por diferentes microrganismos infecciosos (bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários) que geram a gastroenterite – inflamação do trato gastrointestinal – que afeta o estômago e o intestino.

Segundo Marcos, a infecção é causada por alimentos, água ou alimentos contaminados, de procedência desconhecida, consumo de produtos mal cozidos, alimentos sem conservação adequada, banho em locais com água imprópria ou poluída, contato com esgoto ou local contaminado.

“As orientações são essas e, em caso de necessidade, como o de não apresentar melhora nos sintomas ou complicações, a pessoa deve procurar assistência médica na sua unidade de saúde de referência, UPA 24h ou hospital regional”, acrescenta.

Atenção para as crianças e os idosos com DDA, pois correm risco de desidratação grave. Nestes casos, a procura ao serviço de saúde deve ser realizada em caráter de urgência.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook