VIVA BEM: Agosto dourado - Como amamentar em tempos de Covid-19

Amanda Cristina Bergamo - Fonoaudióloga

Amanda Cristina Bergamo - Fonoaudióloga

03/08/2020 - 18h59

Desde 2017 o mês de agosto é especialmente dedicado à amamentação. Nele são realizadas campanhas com intuito de lembrar o quanto esse momento é importante para a criança e para a família.

A amamentação é um momento em que o bebê se sente amparado pelo corpo materno, pois proporciona segurança e conforto para a criança. O vínculo emocional mãe-bebê vai sendo construído desde a gestação, mas é após o nascimento que os cuidados se intensificam, afinal a amamentação vem acompanhada de disponibilidade, doação em período integral, dia e noite.

Quando a criança é amamentada, ela exercita a musculatura orofacial (boca e face) e seu crescimento harmonioso, aprende a respirar pelo nariz e favorece o alinhamento da dentição. Além disso, favorece o vínculo e as trocas comunicativas com os pais, que estimulam a linguagem. Além de seus benefícios nutricionais.

Neste ano, em especial, temos uma pandemia que traz muitas dúvidas a todos, e também às mães que estão amamentando no momento. Neste artigo busco esclarecer algumas delas para tornar esse momento mais tranquilo e aconchegante.

Mulheres com COVID-19 podem e devem amamentar, para isso alguns cuidados são necessários:

- Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% antes e depois de tocar o bebê, ou antes, de retirar leite materno (manual ou bomba extratora);

- Limpar e desinfetar superfícies rotineiramente com álcool em gel 70% ou hipoclorito de sódio;

− Substituir as máscaras assim que ficarem úmidas (caseira ou descartável), no período de no máximo duas horas de uso ou ao tossir, espirrar e a cada mamada;

 − As máscaras descartáveis devem ser descartadas imediatamente após o uso e não podem ser reutilizadas;

− As máscaras caseiras de tecido devem ser de uso pessoal e lavadas após o uso;

− Para colocar e retirar a máscara, não toque na frente da máscara, utilize as alças de elástico ou tecido.

As orientações de higiene podem e devem ser seguidas por todas as mulheres no período de amamentação. Pois, são importantes para amamentar de forma segura.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.

  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Ministério da Saúde - Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste - Amanda Cristina Bergamo - Fonoaudióloga – CRFA 3:10960 - Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook