Daniel Wegner Silva - 1º Tenente BM - Gestor de Segurança Contra Incêndios do 12º Batalhão São Miguel do Oeste
Com a chegada dos meses de verão o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou mais uma edição da Operação Veraneio e precisa da sua colaboração!
É por isso que convidamos a conhecer nossas principais
recomendações para se aproveitar a estação com muita segurança para você e sua
família.
Piscinas
Nunca deixe crianças nadarem sozinhas, mesmo que ela saiba nadar. Muitos acidentes acontecem até mesmo em locais de baixa profundidade. Se você for proprietário e uma piscina, providencie o cercamento da área. Essa medida vai evitar que crianças possam se aproximar sem supervisão.
Além disso preste atenção no equipamento de sucção, pois esses são a maior causa de acidentes em piscinas. Oriente seus familiares a sempre manter distância desses dispositivos. Se você for proprietário de uma piscina providencie a instalação de mais de um ralo, assim a força de sucção será consideravelmente menor. Além disso, opte por um sistema anti sucção e utilize ralos anti aprisionamento.
Rios e Cachoeiras
Rios e cachoeiras são locais que exigem muitos cuidados por parte dos banhistas, pois são nesses locais que acontecem a maior parte dos acidentes. Tenha sempre muito cuidado com correntezas, nunca se aproxime delas. Nunca mergulhe de cabeça e também não caminhe sob pedras escorregadias. Em cachoeiras evite caminhar próximo a locais elevados, assim como pedras que possam ter limo, facilitando o risco de alguém escorregar.
Praias
Se você for ao Litoral, procure frequentar praias que possuem o serviço de guarda vidas. Na região do Extremo Oeste o CBMSC oferece o serviço de Guarda Vidas nos municípios de Mondaí e Itapiranga. Procure se banhar próximo ao posto de guarda vidas e ao chegar no local se informe sobre as condições e fique atento para a bandeira hasteada no posto:
- Bandeira verde → Baixo risco de afogamento
- Bandeira amarela →
Médio risco de
afogamento
- Bandeira Vermelha → Alto risco de Afogamento
Bandeira vermelha instalada na faixa de areia significa que
ali é um local perigoso, onde o banho é contra indicado.
Outros cuidados válidos
Ensine as crianças a nadar. O ideal é que desde cedo os pequenos possam ser matriculados em aulas de natação. Caso não seja possível, os próprios pais podem ensiná-las movimentos básicos de natação. Isso proporcionará mais segurança para os momentos de lazer na água.
Não confie apenas em pranchas, boias e acessórios. É muito comum presenciarmos casos de pessoas que acabaram perdendo ou largando o equipamento de flutuação e vindo a se afogar. Apenas coletes salva vidas certificados e de tamanho adequado ao usuário podem ser considerados seguros.
Evite presentear as crianças com fantasias de banho como peixes, sereias, etc. Esses acessórios podem limitar os movimentos das crianças, vindo a prejudicar sua capacidade de natação, expondo-as a um risco desnecessário.
Por fim ressaltamos que água e álcool não combinam! Infelizmente a maior parte dos afogamentos ocorridos em Santa Catarina têm relação com o consumo excessivo de álcool, o que prejudica a capacidade de natação do indivíduo, assim como a nível de percepção de risco.
Desejamos a todos um ótimo verão com muita segurança!
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
- por
- Jornal Regional
- FONTE
- Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de SMO | Daniel Wegner Silva - 1º Tenente BM - Gestor de Segurança Contra Incêndios do 12º Batalhão SMO | Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771
- busca rápida
- Programa Viva Bem
- Hospital Regional
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook