VIVA BEM: O profissional de saúde em tempos de Covid19

03/04/2020 - 17h14

Sabemos que todos estão sentindo medo e angustia constantemente, afinal, vivemos algo jamais pensando pela maioria das pessoas. Em meio ao turbilhão de informações e sentimentos, tudo o que queremos é nos proteger e proteger os nossos das ameaças do novo coronavírus (Covid-19).

É importante lembrar que, enquanto a sociedade colabora com o bem-estar geral adotando cuidados preventivos, como a higienização frequente das mãos e o isolamento social, os profissionais de saúde enfrentam não apenas seus sentimentos e preocupações (como o restante da população), mas também lidam diretamente com quem mais precisa de ajuda nesse momento: a população que adoece, seja por Covid-19 ou por qualquer outra enfermidade.

Talvez você sinta receio em ter contato com profissionais de saúde nesse momento, mas saiba que estes são capacitados e treinados constantemente para evitar contaminações, não sendo um risco para a sociedade. Enquanto saúde, estamos comprometidos em evitar ao máximo a disseminação do vírus. Mais do que nunca, precisamos que a sociedade apoie e acolha estes profissionais, para que se mantenham firmes na missão de cuidar e salvar vidas.

Espalhe afeto

Nesse momento, tenhamos em mente que a única forma de enfrentarmos e superarmos a Covid-19, é por meio da colaboração de todos, com um objetivo comum: o bem-estar geral. Para isso, a união (mesmo à distância, através de meios de comunicação tecnológicos e redes sociais) é vital. A solidariedade é vital. Precisamos lembrar que, apesar do isolamento social, não estamos sozinhos – devemos isolar a propagação do vírus, mas não a propagação do afeto humano.

De modo geral, as pessoas devem seguir as orientações do Ministério de Saúde quanto aos cuidados para evitar a disseminação do vírus, como: higienização de mãos frequente, evitar tocar o rosto com as mãos, isolamento social, evitar contato próximo com os demais, manter o ambiente ventilado, limpar as superfícies com frequência, trocar lençóis e toalhas com maior frequência. As famílias que têm em seu núcleo profissionais de saúde, devem seguir igualmente às orientações, não sendo necessária a adoção de nenhuma outra medida.

No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, os profissionais têm à sua disposição, os meios adequados para sua segurança pessoal, como os equipamentos de proteção individual (EPI) e a capacitação periódica sobre higienização de mãos, que os protege de possíveis contaminações. Além disso, o hospital tem como rotina pré-estabelecida cuidados intensos quanto a higienização de ambientes. Ainda, tem seguido rigidamente às orientações do Ministério da Saúde em relação a aglomerações, cancelando consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, suspendendo visitas aos pacientes, e reorganizando rotinas setoriais internas, para preservação de todos.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Daniela Filipini – Psicóloga (CRP 12/15522) | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook