VIVA BEM: Ouvidos precisam de mais cuidado no verão

José Maurício Budant - Médico Otorrinolaringologista

José Maurício Budant - Médico Otorrinolaringologista

01/02/2022 - 11h16

Hoje vamos falar das doenças que atingem a parte externa do ouvido: a orelha e conduto auditivo externo. O aparelho auditivo é um órgão extenso e complexo, que se subdivide em 3 porções: orelha e conduto auditivo externo, membrana timpânica e ouvido médio, e cóclea vestíbulo e ouvido interno. As doenças desta parte do ouvido são muito frequentes no período de verão, mas também ocorrem o ano todo, especialmente em pessoas suscetíveis ou expostas a traumas recorrentes nestas regiões.

Em relação ao pavilhão auditivo ou orelha: picadas de insetos, acne, infecções e traumas são muito comuns. Estes eventos devem ser logo investigados e tratados, pois podem evoluir para formas graves e que podem deixar sequelas e mesmo levar à morte, especialmente em pessoas idosas ou imunocomprometidas.

O que acontece muito hoje em dia são infecções após colocação de piercing. Se essas infecções não forem tratadas no início, é difícil reverter o quadro. E, às vezes, é preciso realizar tratamento cirúrgico, que pode até deixar sequelas na orelha. Por isso, é preciso tomar cuidado em relação aos ambientes onde esse tipo de procedimento será feito. Informe-se com outras pessoas sobre a procedência do estabelecimento e, principalmente, chequem se o ambiente foi inspecionado pela vigilância sanitária. Essa já é uma garantia de que as normas estão sendo cumpridas.

Nos casos de infecção do conduto auditivo externo (parte da orelha que vai até a membrana do tímpano), suas causas mais comuns são: a exposição a água contaminada, manipulação com hastes flexíveis, palitos tampa de caneta, ramonas, etc. Se o seu ouvido coça frequentemente e você tem necessidade de mexer nele repetidas vezes, procure um especialista para investigar a presença, ou não, de infecção, excesso de cera ou outro tipo de problema. O diagnóstico correto vai indicar as medidas a serem tomadas em cada caso.

Nesta época do ano, com dias de temperatura alta, muitas pessoas frequentam piscinas, rios e açudes. Após o banho nestes locais, é muito importante tomar uma ducha e lavar seus ouvidos com água tratada. Pois, especialmente em rios e açudes, o nível de contaminação é alto e em períodos de seca há uma concentração maior de fungos e bactérias oriundas de fezes de animais e aves. Se você ou algum familiar começar a sentir dor ou coceira nos ouvidos, ou até mesmo obstrução do ouvido após alguns dias de exposição á água, procure um especialista o quanto antes. Estas afecções são facilmente controláveis e tratáveis no início. Mas, se houver demora em procurar atendimento, o quadro pode evoluir para um problema mais grave - afecções altamente dolorosas e que só vão responder a tratamentos com doses altas de antibióticos por períodos prolongados.

A dica é: curta o verão, mas não negligencie a sua saúde! Procure locais com água de qualidade para seu lazer. E sempre que sentir que algo errado está acontecendo com seus ouvidos, não espere tempo demais para consultar com um otorrinolaringologista. 

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | José Maurício Budant - médico Otorrinolaringologista – CRM/SC 4941 | RQE 4840 | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook