Anvisa anuncia regras mais simples para vacinas nesta quarta

03/02/2021 - 16h11

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve anunciar regras mais simples para a liberação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, ainda nesta quarta-feira (3).

O novo direcionamento para o assunto deve ser anunciado durante coletiva de imprensa que a agência reguladora convocou para às 18 h desta quarta-feira (3). De acordo com a Anvisa, o assunto são as alterações no Guia de Uso Emergencial de Vacinas contra a Covid-19.

A expectativa é que seja abolida a exigência de que as vacinas estejam sendo testadas no Brasil para que seus laboratórios possam solicitar a autorização de uso emergencial à agência reguladora.

A mudança ampliaria o número de fórmulas que poderiam ser usadas para a imunização da população brasileira, tendo em vista que apenas quatro vacinas realizam ensaios clínicos no país neste momento: Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Johnson & Johnson e Moderna.

A União Química, que tenta a liberação provisória da vacina russa Sputnik V no Brasil, seria uma das empresas beneficiadas com a medida.

O laboratório pediu a liberação da vacina russa em janeiro, mas a solicitação foi suspensa pela agência reguladora e um dos argumentos utilizados foi a falta de ensaios clínicos entre a população brasileira.

Outro imunizante que teria a entrada facilitada no país seria a Covaxin, desenvolvida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech, cuja compra está sendo negociada por clínicas particulares.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook