Divulgação
Um asteroide com
1,8 km de diâmetro vai passar próximo à Terra nesta sexta-feira, dia 27. De
acordo com a Nasa, o 7335 (1989 JA) é o maior asteroide que se aproximará do
nosso planeta este ano.
Embora a Nasa tenha classificado o asteroide como "potencialmente perigoso", ele deve passar a uma distância de quatro milhões de quilômetros da Terra. Em termos práticos, isso é quase dez vezes a distância média entre a Terra e a Lua.
Os cientistas estimam que o asteroide esteja viajando a cerca de 76 mil km/h, ou 20 vezes mais rápido do que uma bala em alta velocidade. Após esse episódio, a rocha não fará outra jornada próxima de nós até 23 de junho de 2055.
Teste de colisão
Embora a chance do 7335 (1989 JA) atingir a Terra seja extremamente baixa, a Nasa não descarta a possibilidade de uma colisão de asteroides em um futuro próximo. Além de monitorar os NEOs, ela recentemente lançou uma missão para testar se asteroides potencialmente perigosos podem ser desviados de uma rota de colisão com a Terra.
Em novembro de 2021, foi enviada a espaçonave Double Asteroid Redirection Test (Dart), que colidirá de frente com o asteroide Dimorphos, de 160 m de diâmetro, em algum momento entre setembro e dezembro deste ano. A colisão não destruirá o asteroide, mas pode alterar ligeiramente seu caminho orbital.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook