Defesa Civil da Argentina revela otimismo com buscas por avião de SC desaparecido no país
Buscas pela aeronave ocupada por três brasileiros completou 15 dias na última quarta-feira (20); sinal de celular de um dos tripulantes foi detectado.

Avião PP-ZRT no qual o empresário catarinense estava – Foto: Antonio Beghello/El Cordillerano/Reprodução

Avião PP-ZRT no qual o empresário catarinense estava – Foto: Antonio Beghello/El Cordillerano/Reprodução

22/04/2022 - 12h15

As buscas pelo avião ocupado por três brasileiros que desapareceu na Argentina completou 15 dias na última quarta-feira (20). Apesar da aeronave ainda não ter sido encontrada, a Defesa Civil de Chubut revelou otimismo com os trabalhos que têm sido feitos.

Em entrevista ao periódico El Chubut, da Argentina, o diretor da Defesa Civil de Chubut, José Mazzei, deu detalhes das operações de busca pelo avião.

A Prefeitura Naval Argentina, por meio do Serviço Especial de Resgate e Salvamento, colabora com a procura com uma “equipe de sonar hidrográfico de barra lateral”.

Mazzei explicou à publicação que a “polícia brasileira forneceu contatos com cinco antenas de celular que, com base na triangulação, nos dão um novo ponto de dados”.

Segundo o diretor, primeiro foi feito um trabalho com o Conicet-Cenpat (Centro Nacional Patagônico), órgão argentino dedicado à promoção da ciência no país, com equipamentos de imagens subaquáticas, robô e câmeras de arrasto para intensificar a busca pelo ponto certo que a equipe possuía.

Junto com a equipe do Conicet-Cenpat, foi realizada “uma inspeção do fundo do mar para ver se o sonar poderia ser usado nesta área”.

Cabe relembrar que o rastreamento é focado no mar porque uma antena registrou uma conexão de celular no setor que coincide com o trajeto do avião.

“Em 48 horas conseguimos ter uma cobertura de uma milha quadrada e estimamos que o radio de cobertura seja em torno de 16 milhas”, informou o diretor.  “Vai demorar vários dias, mas estamos muito otimistas com o trabalho que estamos fazendo”, completou.

Celular indica pista

Em entrevista ao periódico La Nacion, da Argentina, Mazzei revelou que o telefone celular de um dos ocupantes da aeronave, a partir do cruzamento de dados com antenas da região, indica uma localização a leste da cidade de Comodoro Rivadavia, em alto mar.

“Conseguimos ter as informações de geolocalização dos celulares dessas pessoas. Eles tinham três telefones iPhone. Um deles é o que teve o sinal mais constante e é o que indica uma localização a leste de Comodoro Rivadavia (na altura do aeroporto) e vamos procurar lá”, disse o responsável. O sinal foi detectado pela Polícia Civil de Santa Catarina.

Relembre o caso

No dia 6 de abril o avião catarinense desapareceu na Argentina. A aeronave Van’s RV-10 era ocupada pelo empresário Toninho Ramos, o advogado Mário Pinho e o médico Gian Carlos Nercolini.

O voo saiu de El Calafate, Sul da Argentina, com destino a Trelew, na Patagônia. O último contato registrado foi com o CCA (Centro de Controle de Área) de Comodoro Rivadavia.

O CCA alertou o serviço de busca e salvamento após várias tentativas de comunicação, mas sem sucesso. O alerta foi ativado e o protocolo de busca pela aeronave também. As buscas começaram no mesmo dia.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook