Ariana Silva - Fonoaudióloga e Consultora em Amamentação
O fonoaudiólogo, geralmente, é muito procurado por profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho e que buscam treinar ou corrigir algum problema na dicção, mas, o fonoaudiólogo pode fazer muito mais pela saúde das pessoas. Sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) é abrangente e envolve diversas patologias relacionadas à comunicação humana.
A atuação do fonoaudiólogo tem como objetivo a prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação das funções auditivas, linguagem oral e escrita, voz e deglutição. O profissional pode atuar em todas as fases do desenvolvimento do ser humano, desde o nascimento.
As crianças são o público que mais utiliza o serviço de fonoaudiologia na saúde pública. A atuação pode ter início na maternidade, logo no nascimento. Neste momento é realizado o teste da orelhinha, que tem como objetivo a detecção precoce de alteração auditiva e com os bebês, na UTI neonatal, que precisem desenvolver a função de alimentação.
Rendimento escolar
As escolas têm papel fundamental no direcionamento de crianças, pois, ao apresentarem alguma alteração na fala ou aprendizado, a escola orienta os pais a procurar os serviços deste profissional.
Durante todo o desenvolvimento motor, de linguagem e fala, o fonoaudiólogo pode detectar alguma alteração e intervir para estimular as funções não adquiridas.
Prevenção e qualidade de vida
A fonoaudiologia pode prevenir, avaliar e tratar os problemas da voz falada, cantada, as disfonias e aperfeiçoar os padrões vocais. Qualquer dificuldade na produção da vocal pode ser considerado um problema, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa, fraca ou forte demais. A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, destaca: se sua voz teve alterações nos últimos tempos, por exemplo, ficou rouca ou fraca e melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a voz, é possível que você tenha um problema. Se isso durar mais que 15 dias, você deve consultar um fonoaudiólogo.
Dicas para manter a voz saudável:
- Evitar falar muito alto durante períodos longos, principalmente em ambientes que tem muito barulho;
- Evitar o esforço (pigarrear, gritar ou sussurrar);
- Fazer repouso vocal;
- Evitar o consumo de álcool e cigarro em excesso;
- Manter alimentação saudável;
- Ingerir bastante água;
- Falar devagar e articular bem.
>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
- por
- Jornal Regional
- FONTE
- Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Ariana Silva - Fonoaudióloga e Consultora em Amamentação - CRFa 10308/SC | Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771
- busca rápida
- Programa Viva Bem
- Hospital Regional
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook